Ajuda com Pesquisar cursos

Acessibilidade eleitoral e desafios para a inclusão de pessoas com deficiência na política

Disponível de 08 de Setembro a 07 de outubro de 2020.

Objetivo

Apresentar as medidas adotadas pela Justiça Eleitoral para a promoção do acesso das pessoas com deficiência aos serviços oferecidos à toda população. Provocar nas pessoas que não têm deficiência uma reflexão crítica relativamente às questões de acessibilidade, estimulando comportamentos empáticos.


Impactos da Covid-19 nas candidaturas femininas

Espaço virtual criado para viabilizar o acesso aos servidores do TRE-MG à live promovida pela EJEMG/SEPEC, ocorrida no dia 04/05/2020 sobre os Impactos da COVID nas candidaturas femininas

Participação das pessoas trans na política e nome social

Disponível de 09 de Outubro a 08 de novembro de 2020.

Série sobre a participação das minorias na política. Nickary Ayker: Mulher trans, travesti, preta, periférica, artista, travesti, atriz de Drag Queen e shows teatrais. Membro de dois grupos “Academia Transliteraria”, “Toda Deseo” e ONG “Travesti”. Teatro Aluna no Galpão Cine Horto. Fabrício Veiga Costa: Pós-doutor em Educação (UFMG). Pós-doutorado em Psicologia (PUC-MG). Doutor e Mestre em Direito (PUC-MG). Professor do master e dodorado no Direito da Faculdade de Itaúna. Mediador: Diogo Cruvinel: Mestre em Ciência Política (UFMG). Especialista do Diretor Público (Newton Paiva). Bacharel em Direito (Milton Campos). Servidor TRE-MG (SEPEC / EJEMG).


Cine Café - A representação democrática igualitária pelo Principio do "Uma Pessoa um voto"

O Cine-café, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, vem debatendo filmes cuja temática principal é a participação das minorias no Processo Político Eleitoral Brasileiro. Essa série foi iniciada em maio deste ano, por meio do vídeo sobre a participação das mulheres na política – "Impactos da COVID-19 nas Candidaturas Femininas". 

A sequência será o debate do filme “Selma” sobre a participação dos negros na política, que estará disponível o no YouTube do TRE no próximo dia 16.

As debatedoras serão Marianna Michelette da Silva, Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais, Daniela Cunha Pereira, Juíza Eleitoral da 351ª ZE e Sabrina de Paula Braga, chefe do cartório da 312ª ZE de Santa Luzia.

Live – Conversando sobre a segurança do processo eletrônico de votação

Disponível de 17 de agosto a 16 de setembro de 2020.

Objetivos
 a) Compreender os principais mecanismos de segurança da informação que a Justiça Eleitoral utiliza no sistema de segurança da urna e do voto eletrônico; 
b) Desmistificar conceitos equivocados a respeito da segurança e funcionamento da urna eletrônica e do processo de votação; 
c) Sanear as dúvidas recorrentes sobre os aspectos técnicos relacionados à segurança do processo eletrônico de votação.