Apresentação

Olá, participante!

Seja bem-vindo ao Governante do Futuro, um programa de capacitação desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), destinado aos indivíduos que pretendem se candidatar aos cargos eletivos dos Poderes Legislativo e Executivo, em âmbito federal, estadual e municipal.

O Governante do Futuro traz inicialmente um ambiente de aprendizagem intitulado “Eleições municipais: percurso do candidato”. Aqui, de forma rápida e objetiva, estão disponíveis conceitos elementares sobre a estrutura política brasileira, os requisitos que devem ser cumpridos por quem deseja se candidatar, bem como a trajetória de uma candidatura. Além disso, também é possível compreender as principais funções e competências de um vereador e de um prefeito. 

De acesso livre e interativo, o conteúdo desse ambiente está disponibilizado de forma ilimitada. Basta clicar na imagem que se apresenta abaixo para ter acesso aos e-books que trazem, além do conteúdo, links com diferentes objetos de aprendizagem, tais como vídeos, textos de apoio, reportagens, imagens e infográficos pedagogicamente sistematizados para facilitar o seu percurso de aprendizagem.

A propósito, cada e-book corresponde a um episódio. Ao final, são 5 episódios assim denominados:

  • Conhecendo a estrutura política do Brasil
  • Posso me candidatar?
  • O passo a passo da trajetória eleitoral do candidato
  • Funções do Vereador
  • Funções do Prefeito

Ah, e por falar em vereador e prefeito, o programa também disponibiliza videoaulas com temas importantes para quem deseja se tornar um futuro parlamentar ou um futuro gestor. Os temas são:

  • Processo Legislativo
  • Gestão Pública e Sistemas de Controle

Para cada tema, o Programa disponibiliza ainda um texto complementar que destaca os principais tópicos desenvolvidos nas videoaulas, por especialistas com vasta experiência.

O tema Processo Legislativo é exposto pelo professor João Trindade Cavalcante Filho, Consultor Legislativo do Senado Federal e também professor de Direito Constitucional. Já o professor Eduardo Silva Toledo, atualmente Diretor-geral do Supremo Tribunal Federal, responsável pela gestão administrativa do órgão e pelo relacionamento com os órgãos de controle externo (TCU e Ministério Público), aborda o tema Gestão Pública e Sistemas de Controle.

As videoaulas e os textos complementares estão organizados por assunto. Para acessar, basta clicar sobre aquele que lhe interessa e aproveitar!

Por fim, vale ressaltar que não se trata de um curso, mas sim de uma organização  de conteúdos abertos para disseminação de conhecimento, de modo que o programa não emite certificação.

Vem conferir!

Última atualização: quarta, 3 mar 2021, 15:46