Geral
A EJE-TSE, no âmbito de suas atribuições, é responsável pela formulação das diretrizes para a formação profissional, pesquisa e publicações na área de Direito Eleitoral no âmbito da Rede de Escolas Judiciárias Eleitorais vinculadas aos Tribunais Regionais Eleitorais. Tendo em vista as eleições gerais que ocorrerão em 2022, identificou a necessidade de construir um Plano Nacional de Capacitação, para compartilhar com as Escolas da Rede, visando o alinhamento do discurso institucional, notadamente quanto ao direito digital, mídias sociais, desinformação e segurança do processo eleitoral eletrônico, como também contribuir para o desenvolvimento de competências nos eixos propaganda eleitoral, prestação de contas, grupos minorizados e elegibilidade, registro de candidaturas e ações eleitorais.
Para que ele atinja seus objetivos, a formação das formadoras e formadores que participarão da construção e implementação dos planos dos cursos, é essencial. Visando essa formação, a EJE-TSE realizará duas turmas do Curso FOFO - Formação de Formadores - nível 1, módulo 1, credenciado pela ENFAM para as docentes e os docentes que tenham interesse em obter essa certificação. O curso virtual tem carga horária de 24 horas-aula, sendo 15h30 de atividades síncronas, desenvolvidas conforme cronogramas detalhados abaixo.
A participação no curso preparará as/os participantes para atividades docentes em todos os espaços, segundo diretrizes pedagógicas que encaminham para os métodos ativos, além de iniciar o percurso de formação que possibilitará a inscrição no Banco de Docentes da ENFAM, o que facilita contratos futuros. Também, na Formação, os docentes vão elaborar os planos de oficina com seus pares de eixo e com o apoio da Professora Acacia Kuezer. Contudo, aqueles que não tiverem possibilidade de frequentá-lo, poderão construir os planos das oficinas com apoio da professora.
Serão duas turmas alternativas, com vinculação prioritária por eixo:
14 a 25 de fevereiro: 1º Turma
Eixos: desinformação; propaganda eleitoral; participação de grupos minorizados.14 de março a 01 de abril: 2ª Turma
Eixos: elegibilidade, registro de candidatura e ações eleitorais; prestação de contas.