Aula 17 - Totalização

 

Ao longo deste curso, apresentamos os vários procedimentos das diversas fases do processo eleitoral e agora estamos nos aproximando dos atos finais do dia da eleição: totalização dos votos e divulgação dos resultados.

Nesta aula veremos quais são os procedimentos que devem ser realizados no sistema de totalização (SISTOT) e os relatórios que devem ser emitidos a partir desse sistema, para a finalização dos trabalhos.


Leitura complementar
Caso queira saber mais sobre o que ocorre com os BU’s após o encerramento das urnas eletrônicas veja na leitura complementar o texto “Apuração dos votos”.






 

Veja, no infográfico a seguir, um esquema que resume o fluxo da totalização. Consulte a legenda para saber os detalhes.

Infográfico: 1- Ao ser encerrada, a urna faz a apuração da votação da seção; 2- Os arquivos de urna são assinados digitalmente, criptografados e gravados na MR, após a emissão da segunda via do BU; O presidente da seção eleitoral retira a MR da urna, embalando-a em envelope lacrado para entrega à Junta Eleitoral; 4- As MRs são encaminhadas ao cartório ou ao ponto de transmissão definido pela Justiça Eleitoral; 5- Os arquivos de urna são transmitidos para o TSE pela rede privativa da Justiça Eleitoral; 6- No TSE os arquivos são processados e passam por uma série de certificações antes de serem totalizados. A assinatura digital é verificada, para conferir se aquele arquivo foi gerado pela urna daquela seção. Depois, os dados são descriptografados; 7- Depois de processados os dados e resolvidas todas as pendências na zona eleitoral, o TSE comanda a totalização para o cargo de presidente e o TRE para os demais cargos; 8- O TSE disponibiliza os resultados na internet e para divulgação.

 

Operações no sistema de gerenciamento da totalização (SISTOT)

 

1. Emissão da zerésima e liberação das funcionalidades de gerenciamento do SISTOT

 

A emissão da zerésima ocorre na véspera da eleição e deve ser realizada com digitação de senha da autoridade. Essa ação irá liberar todas as funcionalidades relacionadas à totalização e ao tratamento de BU e tem como finalidade comprovar a inexistência de votos computados no sistema.

As zonas eleitorais somente poderão emitir a zerésima depois que o TRE já tiver realizado esse procedimento.

Para emitir o relatório de zerésima, o usuário deve estar autenticado e deve possuir permissão de execução previamente concedida no ODIN.

Como o Sistot é um sistema web, basta realizar o procedimento em uma máquina do cartório.


Atente-se que o relatório de zerésima deverá ser emitido para as duas eleições, Eleição Geral Fed. 2022 - CE (presidente) e Eleição Geral Est. 2022 - CE (governador, senador, deputados federal e estadual), e para todos os municípios da zona eleitoral. Para isso, deixe selecionada a opção “todos” no campo “município”. Todos os relatórios de zerésima devem ser devidamente assinados.

 

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre o procedimento para a emissão da zerésima:

Tela do Totalização: Emissão da Zerésima

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo

 

 

Atenção A Zerésima deve ser assinada pelas autoridades presentes e deverá ser anexada à “Ata da Junta Eleitoral”.
Para a emissão da zerésima deve ser publicado edital com 2 dias de antecedência.

Clique aqui
para ler os artigos 196 a 198 da Resolução Nº 23.669/2021 referente ao tema.

 

2. Acompanhamento e gerenciamento da situação das seções e dos BU’s

Após a transmissão dos arquivos de urna pelo Transportador e o processamento dos BU’s, o esperado no SISTOT é que a situação das seções transmitidas passe de “Não recebida” para “Recebida”. Sendo que, as seções que estiverem com o status “Recebida” e com BU válido já estarão prontas para serem totalizadas.

Porém, ao longo da fase de recebimento e processamento dos boletins de urna, algumas seções, por algum problema, podem apresentar status diferente do esperado e/ou BU’s pendentes ou rejeitados, o que deve ser verificado para adoção de ações que solucionem o problema, permitindo assim que a totalização seja possível.

Por isso, o acompanhamento do recebimento de BU é uma das atividades mais importantes da Zona Eleitoral no SISTOT nesta etapa, pois possibilita a rápida detecção de problemas e a adoção de medidas para a solução das eventuais ocorrências.

Veja a seguir, os possíveis status para a situação das seções:

 

SITUAÇÃO DAS SEÇÕES

Não recebida

O BU daquela seção ainda não foi transmitido ou, embora enviado, não é válido ou ainda não foi processado. Caso o BU não seja válido, pode estar pendente ou rejeitado.

Recebida

O BU enviado para aquela seção é válido, já foi processado e seguirá para totalização.

 

Consulta: “Seções” > “Recebimento de BU”

Por meio dessa consulta é possível verificar se as seções constam como recebidas ou não recebidas na coluna “Situação Seção”. Também é possível verificar na coluna “Situação do BU” se há BU: “Válido”, “Pendente” ou “Rejeitado”.

Veja no vídeo a seguir, como realizar a consulta “Recebimento do BU”, para o acompanhamento da situação das seções:

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre a consulta “Recebimento do BU”:

Tela do Totalização: Consulta Recebimento de BU

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo


 

Após o envio e o processamento de todos BUs, caso seja verificada na consulta alguma seção com situação “Não recebida”, medidas devem ser empregadas, de acordo com situação encontrada, para que a seção assuma o status esperado. Veja a seguir:

 

Pendências e Rejeições

Pendência e rejeição são situações especiais, que indicam haver problema(s) no BU que deve(m) ser analisado(s) pela junta eleitoral, para decisão de qual a melhor ação a ser feita para que o BU possa prosseguir para a totalização.

É importante destacar a diferença entre pendência e rejeição:

Pendência

Rejeição

A pendência é uma situação inesperada com BU apontada pelo sistema.

Apesar de íntegro, o BU não atende a alguns parâmetros esperados e necessita de apreciação da junta eleitoral para ser tratado (processado ou excluído).

A rejeição ocorre devido a um problema físico ou estrutural do arquivo, que não permite resgatar qualquer dado do conteúdo do BU e impossibilita o seu processamento.

A Zona Eleitoral deve ficar atenta ao controle do recebimento dos BU’s e da situação das seções para tomar prontamente as providências caso seja verificada a existência de BU pendente ou rejeitado.

Seção com BU pendente

Se, no acompanhamento da situação das seções, forem identificadas seções com situação “Não recebidacom BU pendente, a Zona Eleitoral deve realizar outra consulta (Consultas > BU > BU pendente), para verificar o(s) motivo(s).
 

Leitura complementar
Após análise detalhada do(s) motivo(s) da pendência, o BU pendente deve ser tratado, conforme decisão da junta eleitoral.





 

Veja o vídeo a seguir:

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre a consulta "BU Pendente”:

Tela do Totalização: Consulta BU pendente

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo


 

Independentemente de a seção estar com situação “Recebida” ou “Não recebida”, toda pendência deve ser tratada.

De acordo com a decisão da junta eleitoral, os boletins pendentes poderão ser processados ou excluídos. Porém, antes de realizar alguma ação, a Zona Eleitoral deverá entrar em contato com a SEPEL para receber orientações.

 Infográfico de BU pendente: 1- Processado - Se o Bu for processado, as informações do boletim de urna pendente passam a ser contabilizadas como boletim de urna recebido. A seção receberá o status de 'recebida' e será, em seguida, totalizada; 2- Excluído - Se a junta decidir que o conteúdo daquele BU não deve ser processado, o BU deve ser excluído. Quando isso ocorrer, a ZE deve tomar as medidas necessárias, conforme cada caso. Pode haver a necessidade de recebimento de outro BU proveniennte do Recuperador de Dados ou do Sistema de Apuração ou ainda a retificação do tipo de urna.

 

Em ambos os casos, Processar” ou Excluir”, o sistema solicitará a senha da autoridade eleitoral e é fundamental apresentar uma justificativa que retrate fielmente o fato ocorrido.

 

Tratamento de BU pendente

O tratamento do BU pendente é realizado pela opção: Gerenciamento > Tratar BU pendente. Veja no vídeo como processar a pendência:

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre “Tratamento de BU pendente”:

Tela do Totalização: Tratar BU pendente

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo



Caso a decisão seja a exclusão do BU pendente, os procedimentos são praticamente os mesmos apresentados no vídeo acima, com a exceção do ícone a ser escolhido para a ação, veja a imagem:

Tela do SISTOT

 

Seção com BU rejeitado

Se, no acompanhamento da situação das seções, forem identificadas seções com situação “Não recebidacom BU rejeitado, a Zona Eleitoral deve realizar outra consulta (Consulta > BU rejeitado), para verificar o(s) motivo(s).


Leitura complementar
Alguns motivos que podem gerar rejeição são problemas na assinatura, na criptografia, na estrutura ou no conteúdo do arquivo. Para saber quais são os tipos de rejeições, clique aqui - Leitura complementar - Tipos de rejeições.


 

Veja no vídeo a seguir como realizar a consulta de BU Rejeitado:

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre a consulta “BU rejeitado”:

Tela do Totalização: Consulta BU rejeitado

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo


 

O resultado da consulta indica quais boletins de urna foram rejeitados e a mensagem de rejeição traz o motivo. No nosso exemplo, as rejeições ocorreram por retransmissão de BU.

 

Fique ligado! Rejeição por “Retransmissão de BU”

A rejeição por retransmissão de BU ocorre quando os arquivos de urna de uma seção são transmitidos indevidamente mais de uma vez. Caso isso ocorra, a seção estará com situação “Recebida” na consulta “Recebimento de BU”e na consulta “BU Rejeitado” aparecerá com a seguinte mensagem de rejeição: “Erro por retransmissão de uma seção já recebida”. Não há nenhum procedimento a ser realizado diante dessa ocorrência. Por isso, as Zonas Eleitorais devem ter muita atenção na organização das mídias de resultado durante a leitura / transmissão para evitar que essa rejeição ocorra.

 

No caso de a seção estar com situação “Não recebidacom BU rejeitado, após análise da junta eleitoral, a Zona Eleitoral deve entrar em contato com a SEPEL, que verificará a necessidade de:

Atenção! Se a medida para a obtenção de um novo BU necessitar do uso do RED ou do SA, os procedimentos com esses aplicativos foram vistos nas aulas anteriores.




 

Resolvidas todas as situações, as seções terão o status Recebida e serão totalizadas.

 

Acompanhamento da situação de totalização

Quando for constatado que todas as seções estão com situação “Recebida” e que não há pendências ou rejeições, o próximo passo é verificar a situação de totalização das seções, ou seja, se todas as seções já foram totalizadas.

As totalizações parciais são realizadas automaticamente em intervalo de tempo definido pelo TRE, que pode ser por exemplo de 5 em 5 minutos, e a situação de totalização das seções passa de “Não totalizada” para “Totalizada”.

Veja na tabela a seguir, os possíveis status para a situação de totalização:

 

SITUAÇÃO DE TOTALIZAÇÃO

Não totalizada

O BU foi ou não recebido e ainda não foi totalizado.

Totalizada

O BU recebido já foi totalizado e os votos computados.

 

O acompanhamento pode ser realizado pela opção Consultas > Seção > Situação de Totalização. Veja o vídeo a seguir:

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre a consulta “Situação de Totalização”:

Tela do Totalização: Consulta Situação de Totalização

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo



Outras consultas relevantes:

Resumo do acompanhamento da totalização – mostra a quantidade e o percentual de BU’s por situação:

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre a consulta “Resumo do Acompanhamento da Totalização”:

Tela do Totalização: Consulta ao resumo do acompanhamento da totalização

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo


 

Painel de acompanhamento – mostra uma visão geral da execução dos procedimentos pela Zona Eleitoral/Município.

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre a consulta “Painel de Acompanhamento”:

Tela do Totalização: Consulta do painel de acompanhamento

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo


 

3. Totalização

 

Em eleições gerais, as operações de totalização são realizadas pelo TRE (eleição geral estadual) e pelo TSE (eleição geral federal).

Após o recebimento de todas as seções de todas as Zonas Eleitorais do Estado, o TRE comandará a totalização final (Totalização/Reprocessamento) dos cargos Estaduais.

Após o recebimento de todas as seções do País, o TSE comandará a totalização final (Totalização/Reprocessamento) para o cargo de Presidente.
Para efetuar a totalização é necessário que todas as seções estejam com a situação recebida e que não existam BU’s pendentes.

Caso existam BU’s pendentes, a Zona Eleitoral deverá entrar em contato com a SEPEL para receber orientações de como proceder.

Feita a totalização, o sistema realiza os cálculos que indicarão os candidatos eleitos ou, para os cargos de governador e presidente, os dois mais votados que concorrerão ao 2º turno, se for o caso.

 

Fluxo do processamento do BU

Leitura complementar
Para revisar e formar um mapa mental do que ocorre com os BU’s desde a transmissão dos arquivos de urnas até a totalização final, clique aqui .



 

 

4. Procedimentos finais

Os procedimentos finais a serem feitos pela zona eleitoral consistem na emissão do relatório resultado da junta eleitoral e lavratura da ata da junta eleitoral. A lavratura da ata geral da eleição será realizada pelo TRE.

 

Relatório: Resultado da Junta Eleitoral

Verificado que todas as seções apresentam o status “Totalizada”, todas as zonas eleitorais deverão emitir o relatório “Resultado da Junta Eleitoral” que comporá a “Ata da Junta Eleitoral”.

Veja no vídeo como esse relatório é emitido:

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre o relatório “Resultado da Junta Eleitoral”:

Tela do Totalização: Relatório Resultado da Junta Eleitoral

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo



O relatório "Resultado da Junta Eleitoral" deve ser emitido para as duas eleições: Eleição Geral Federal (presidente e vice-presidente) e Eleição Geral Estadual (governador, vice-governador, senador, deputados federal e estadual) e para todos os municípios da zona eleitoral.

 

Lavratura da Ata da Junta Eleitoral

Emitido o relatório “Resultado da Junta eleitoral”, o presidente da Junta eleitoral lavrará a “Ata da Junta Eleitoral”, que deve ser assinada pelo presidente e rubricada pelos integrantes da Junta eleitoral e, se desejarem, pelos representantes do Ministério Público, dos partidos políticos e das coligações.

A ata da junta eleitoral deverá ser arquivada no cartório eleitoral, sendo dispensado o envio de cópia ao Tribunal Regional Eleitoral e será composta pelos seguintes documentos, no mínimo:

I - Ambiente de Votação;
II - Zerésima;
III - Relatório “Resultado da Junta Eleitoral”.

O sistema disponibiliza modelos de ata, veja no vídeo a seguir.

 

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre a consulta “Recebimento do BU”:

Tela do Totalização: Modelos de ata

Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo

 

 

Saiba mais

Clique aqui
para ler o artigo 210 da Resolução Nº 23.669/2021 referente ao tema.





 

Palavra do conteudista
Caros alunos,

Chegamos ao fim de mais um treinamento dos sistemas eleitorais e urna eletrônica. Uma vez mais, é com especial satisfação que nós, da equipe de tutores de conteúdo, constatamos a importância deste evento que proporciona vários momentos de reflexão e debate sobre as questões importantes para o melhor desempenho de cada etapa desse processo eleitoral.

Cientes das dificuldades de cada cartório, não temos dúvidas de que o aprendizado de vocês é resultado de muita determinação, persistência e perseverança, então gostaríamos de agradecer sua participação e empenho para a conclusão deste curso!

Parabéns por completar essa trajetória que certamente terá um significado importante. Esperamos que o conhecimento adquirido aqui possa se refletir no sucesso ao final das eleições.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.”
(Albert Einstein)