Aula 16 - Contingências na transmissão dos arquivos de urna eletrônica - uso do SA

 

Sistema de Apuração (SA) é um aplicativo de apoio que permite que Juntas Eleitorais realizem a apuração dos votos das seções onde houve votação parcial, totalmente manual ou quando somente existe o BU impresso para apurar a seção.

Este aplicativo é instalado em todas as urnas no momento da carga oficial de software, porém só pode ser ativado a partir das 17 horas do dia da eleição, na Junta Eleitoral, com a utilização da mídia de resultado de múltiplos aplicativos gerada no Sistema GEDAI-UE.

 

Os partidos políticos, a OAB e o MP podem acompanhar e fiscalizar os trabalhos de apuração na Junta Eleitoral.

Antes de ativar o aplicativo SA é necessário verificar quais tipos de urnas podem ser utilizadas para ativação do sistema, conforme descrito abaixo:

a- Urna de seção que tenha sido encerrada corretamente e que se encontra lacrada com o flash de votação original no respectivo drive;

b- Urna de contingência que não tenha sido utilizada. Neste caso, será necessário inserir o flash de votação para contingência (não utilizado) no drive para realização do procedimento de apuração.

 

COMO ATIVAR O SISTEMA DE APURAÇÃO


A urna eletrônica que será usada para ativação do Sistema de Apuração deverá ser posicionada de tal modo a proporcionar ampla visibilidade DO TERMINAL DO ELEITOR. Veja a seguir um infográfico que demonstra as etapas para acionar o aplicativo. Passe o mouse sobre os números para saber detalhes dos procedimentos:

 

Infográfico 1- Ligar a urna na tomada e verificar se o led de rede está aceso. 2- Inserir a MR múltipla no drive da urna. 3- Ligar a urna na chave ou botão ON/OFF. 4- Aguardar a inicialização do sistema SA. 5- Selecionar a opção 3 para executar o aplicativo SA.


Depois de acessar o SA, será solicitada a digitação do código de ativação do sistema. Digitar 123456 e teclar CONFIRMA.

 


Microterminal

As operações seguintes serão realizadas somente através do TERMINAL DO MESÁRIO (ou MICROTERMINAL).




  

Atenção!Quando o aplicativo é iniciado pela primeira vez em uma urna, será emitido o relatório "Zerésima do Sistema de Apuração", após teclar CONFIRMA no microterminal, mostrando que nenhuma seção foi apurada naquela urna eletrônica.



 

Tela microterminal do mesário no qual aparece o menu principal do sistema de apuração

 

 

 

 

 

No menu principal do microterminal, escolher a opção [1] para apurar a seção.


CASOS EM QUE O SISTEMA DE APURAÇÃO DEVE SER UTILIZADO

A. Votação Mista (ler MR + cédulas)

A votação mista ocorre quando o voto é realizado de forma eletrônica até certo momento e, por alguma razão, a urna apresenta um problema e não foi possível substituí-la, sendo necessário o uso de cédulas para dar continuidade a votação.

 

Votos registrados na urna eletrônica mais votos registrados nas cédulas

Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista um vídeo sobre apuração mista com MR:


Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo

 

 

B. Votação Mista (digitar BU + cédulas)

Trata-se, também, de um caso de votação mista, mas a diferença em relação à situação anterior é que ocorre um problema na gravação da MR com os dados parciais. Assim, apenas o boletim de urna parcial poderá ser utilizado, dessa forma os votos registrados na urna eletrônica serão somados com os votos das cédulas na apuração da seção pelo SA.

 

Digitar no SA os dados do BU parcial impresso mais os votos registrados nas cédulas

 

C. Votação Totalmente Manual (digitação das cédulas)

Ocorre quando a votação já se inicia por meio de cédulas, caso em que a urna eletrônica apresenta defeito antes mesmo do início do registro dos votos e não se obtém êxito em nenhum dos procedimentos de contingência, nem mesmo com uma nova carga de seção.
  

 

O sistema SA permite que os votos que constam nas cédulas sejam digitados em uma urna eletrônica, sendo que, ao final da apuração será gerado um arquivo com os dados finais da seção para gravação em uma MR vazia/formatada. Após gravação com sucesso, a mídia deverá ser lida e transmitida.

 

 

D. Votação Totalmente Eletrônica (digitação do BU)

Ocorre quando o registro dos votos é realizado na urna eletrônica do início ao fim da votação, todas as vias do boletim de urna e de justificativa são impressas e os dados totais são gravados na mídia de resultado. No entanto, esses dados totais da seção são rejeitados após sua transmissão por alguma inconsistência nos arquivos.

O sistema SA permite que o BU seja digitado na urna eletrônica, sendo que, ao final do procedimento será gerado um arquivo com os dados finais da seção para gravação em uma MR vazia/formatada. Após gravação com sucesso, a mídia deverá ser lida e transmitida.



Imagem ícone Conecte-se

Clique sobre a imagem abaixo e veja o vídeo

Assista a um vídeo sobre uma apuração totalmente eletrônica:


Clique sobre a imagem acima e veja o vídeo

 

 

DIGITAÇÃO DO BOLETIM DE URNA

Numa urna eletrônica escolhida para a apuração, já com o SA acionado selecionar a opção [1] Apurar seção, na tela do MENU PRINCIPAL. Em seguida no SUBMENU, digitar [2] Votação mista (digitar BU + cédulas) ou [4] Votação totalmente eletrônica (digitar BU) conforme o caso.

Digitar no microterminal, o número do município, zona e seção que aparecem no BU. Teclar CONFIRMA após cada digitação. Repetir o mesmo procedimento para confirmação das informações.

- Informar o código de Identificação da Urna Eletrônica de Origem e teclar CONFIRMA.

- Digitar o código verificador, que é um número que se encontra impresso logo abaixo do Resumo da Correspondência. Teclar CONFIRMA.

 

AtençãoO código verificador é um mecanismo incluído no boletim de urna impresso que permite detectar erros de digitação do mesmo no Sistema de Apuração. Ele também é a garantia de que as informações digitadas são as mesmas contidas no BU. Caso algum dado tenha sido incorretamente digitado, inclusive o próprio código verificador, o Sistema apresentará a opção para imprimir o denominado “resumo do BU”. A tecla CORRIGE permite retornar a alguns campos, possibilitando a correção de dados inseridos incorretamente.

 

Veja, abaixo, onde se encontram os códigos no boletim de urna:

Foto do boletim de urna com "Código de identificação UE" e "Código Verificador" destacados em amarelo.


Atenção

Neste momento, os votos contidos nas cédulas ainda não serão digitados, apenas informada a quantidade de cédulas a apurar.



Veja, abaixo, onde se encontram os partidos, candidatos, código verificador e votos no boletim de urna:

 

 

 APURAÇÃO DOS VOTOS EM CÉDULAS

Somente a Junta Eleitoral deverá apurar os votos das seções onde houve votação manual. Os membros da Junta deverão executar os seguintes procedimentos quando há apuração por cédulas:

 

Cédulas de papel

- Retirar as cédulas da urna de lona e separá-las por cor: cédulas majoritárias (cor amarela) das proporcionais (cor branca);

- Contar a quantidade total das cédulas amarelas e o total das brancas para digitação no sistema;

- Numerar as cédulas em ordem sequencial, sem abri-las. Essa numeração deve ser feita com caneta vermelha e em local diferente do destinado à numeração de 1 a 9, durante sua distribuição na seção eleitoral no momento da votação.

- Digitar, no microterminal, a quantidade de cédulas a apurar para o cargo majoritário e, em seguida, teclar CONFIRMA.

- Digitar, no microterminal, a quantidade de cédulas a apurar para o cargo proporcional e, em seguida, teclar CONFIRMA.

  

Digitação de cédulas

- Caso o voto seja nulo ou branco, apor nas cédulas os carimbos respectivos: “BRANCO” ou “NULO”, juntamente com a rubrica do secretário.

 

O Sistema de Apuração aceita os votos brancos ou nulos registrados da seguinte forma:

Voto nulo e branco

 

 

 

-Código "99" para voto nulo;

-Código "00" para voto branco.

  

 

 

 

 


Microterminal

Para os cargos da eleição proporcional, digitar o número do candidato ou legenda referente ao voto do eleitor contido na cédula.







PROCEDIMENTOS FINAIS DA APURAÇÃO

Ao final da apuração, será impresso o boletim final da urna. Serão emitidas 2 vias do BU impressas pelo SA. Ao exibir a mensagem “Insira uma mídia de resultado válida para gravar os dados”, retirar a MR com dados parciais, inserir uma MR vazia/formatada e, logo após, teclar CONFIRMA. Aguardar a exibição da mensagem “Mídia de resultado gravada com sucesso. Retire-a e faça a entrega conforme as instruções. ” Retirar a mídia com os dados finais para leitura e transmissão.

 

Atenção
Ao final da apuração das cédulas, a urna de lona deverá receber lacre de urna apurada. Veja o modelo utilizado na Junta Eleitoral:



Lacre

 

OUTRAS OPÇÕES DO SISTEMA

No menu principal do Sistema de Apuração pode-se realizar novas operações com as seções que já foram apuradas na urna eletrônica.

 


No menu principal do microterminal, escolher a opção [2] para acessar as outras opções
Tela microterminal do mesário
Veja as opções e funções de cada opção disponível no sistema:

  [1] - Regerar mídia de resultado - permitirá gravar uma nova mídia da seção solicitada e apurada na urna.

[2] - Reimprimir BU
- permitirá uma nova impressão do BU com resultados da seção solicitada e apurada na urna.

[3] – Imprimir espelho de cédula
- permitirá a impressão dos espelhos de cédulas da eleição majoritária ou proporcional para conferência nos casos de dúvida quanto à digitação do conteúdo das cédulas apuradas na urna.

[4] – Listar seções apuradas
- permitirá a impressão de todas as seções apuradas na urna.

 

 


Imagem ícone próxima aula
E o próximo passo é o acompanhamento e controle da situação das seções pelo Sistema SISTOT, que será detalhado na aula 17.

Até lá!!!