Aula 12 - Conferência dos dados de carga e do relógio das urnas

 

No sábado, véspera da eleição, é realizada a conferência visual dos dados de carga e do relógio das urnas.

Para realizar a conferência é necessário ligar as urnas que receberam carga Oficial. Serão convocados os representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e das coligações, com antecedência mínima de 1 dia.

Essa conferência é uma atividade de grande importância, pois qualquer divergência nos dados de carga, atraso ou adiantamento significativos do relógio da urna podem acarretar problemas no dia da votação.

Para correção de divergências e atrasos observados na verificação das urnas, serão permitidas novas cargas. Por isso, a SEPEL sugere que o edital de conferência contenha data estendida e previsão de ocorrência de tais procedimentos.

 

1 - CONFERÊNCIA VISUAL DAS URNAS 

A conferência de relógio e dados das urnas é feita pelo cartório eleitoral. Este deve providenciar os extratos de carga (que estão na ata da cerimônia de carga) e as tomadas para não comprometer a autonomia da bateria das urnas, conforme recomendação da equipe técnica do TSE. A conferência resume-se nos seguintes procedimentos:

 

imagem ícone Atenção
Após a conferência, não se esquecer de desligar a urna no botão on/off para não comprometer a capacidade da bateria.




 

2 - NOVAS CARGAS

Caso haja atraso ou adiantamento do relógio em mais de 15 minutos, bem como divergência nos dados da carga, ou se a bateria ou fonte estiverem com problema (led traseiro indicando bateria crítica), a urna deverá retornar ao cartório para que seja sanado o problema.

 

Imagem de uma pessoa acionando a assistência técnica

 

A. Carga em urna de contingência para substituição da urna que apresentou divergência

A carga da seção cuja urna apresentou problema deve ser feita em uma urna de contingência, utilizando-se a flash de carga que já contém os dados dessa seção.

 

A urna de contingência recebe os dados urna da seção que apresentou defeito por meio da flash de carga.

 

Escolher uma urna de contingência e efetuar a carga.

O sistema exibirá mensagem de alerta de que a seção já foi carregada em outra urna.

Tela do software de carga, informando que a seção selecionada já foi carregada em uma determinada urna e se deseja carregá-la novamente.Teclar [CONFIRMA] – para prosseguir com a carga da seção informada na tela da urna;

Após a impressão do extrato e a carga concluída, desligar a urna e utilizar uma nova mídia de votação e uma nova mídia de resultado para executar o autoteste;

Após autoteste e reinicialização do sistema, conferir os dados da tela da urna com os do extrato de carga (zona, município, seção, resumo de correspondência, data e hora da urna);

Lacrar os compartimentos de mídia, identificar a urna de seção e colocá-la na caixa;

Novamente salientamos que a urna deverá ser desligada no botão on/off para não comprometer a capacidade da bateria;

Após a carga, a nova correspondência constante na mídia de carga deve ser recebida e transmitida no GEDAI-UE, a fim de que a tabela de correspondências seja atualizada.

 

imagem da urna apontando para o sistema GEDAI-UE e as palavras conferência em cima da urna e transmissão de correspondência em cima do sistema GEDAI-UE.

Imagem representando a próxima aula
O assunto a ser abordado na próxima aula é sobre a votação e a solução das contingências com a urna eletrônica.

Vamos lá!?