Aula 8
Conferência dos dados de carga e do relógio das urnas

 


No sábado, véspera do pleito, e com as urnas em seus locais de votação, a Zona deve realizar a conferência visual dos dados de carga e do relógio das urnas. Para realizar as conferências é necessário ligar as urnas que receberam carga Oficial.


Essa conferência, é uma atividade de grande importância, pois qualquer divergência nos dados de carga, atraso ou adiantamento significativos do relógio da urna podem acarretar problemas no dia da votação.

Para correção de divergências e atrasos observados na verificação das urnas, será permitida novas cargas em outras urnas. Para tanto, é importante que o edital de carga e lacre das urnas preveja a possibilidade de carga no sábado, véspera da eleição.

 

 

Conferência visual das urnas

 

A conferência de relógio e dados das urnas é executada pelo pelo representante do cartório no local de votação, no sábado, véspera do pleito. É importante ressaltar que para a realização do procedimento as urnas deverão está ligadas na tomada. A conferência resume-se nos seguintes procedimentos:

 

 

ícone fique de olho


Após a conferência é importante não se esquecer de desligar a urna na chave ou no botão on/off para não comprometer a capacidade da bateria.

 

Como já estudado anteriormente na aula 6, na conferência final das urnas preparadas, o TSE incluiu novos relatórios com informações detalhadas dos dados carregados na tela da pré-zerésima para conferência dos dados constantes das urnas.

Durante a conferência de relógio e dados da urna, caso solicitado por alguma entidade fiscalizadora estes novos relatórios poderão ser verificados pressionando a tecla BRANCO:

 

 

Após teclar Branco, o operador terá acesso ao menu principal – “MAIS INFORMAÇÕES”:

 

 

[1]- Estado da urna (dados de município, zona, seção da urna, bem como, a fonte de alimentação sendo usada (bateria ou rede elétrica);

[2]-
Lista de eleitores (relação de títulos de eleitores que estão nas urnas e informações da situação deste eleitor (áudio, impedimentos ou transferência temporária);

[3]-
Versões de pacotes (versões de pacotes instaladas, código do processo eleitoral, código do pleito 1 (1º turno) e código do pleito 2 (2º turno) e;  

[4]-
Parâmetros da urna (datas/horas programadas e válidas para emissão da zerésima, início, encerramento e término da votação, o número de vias da zerésima, BUS, código de encerramento e etc).

 

 

Novas cargas na véspera do pleito

 

Caso haja atraso ou adiantamento do relógio em mais de 15 minutos, bem como, divergência nos dados da carga ou se a bateria ou fonte estiverem com problema (led traseiro indicando bateria crítica), a urna deverá ser enviada ao cartório para manutenção ou substituição.

ícone fique de olho


O TRE do Ceará não autoriza a utilização do aplicativo de Ajuste Data/Hora (ADH).

 

 

A) Carga em UE de contingência para substituição da urna que apresentou divergência

 

 

 

 

 

 

ícone fique de olho


Na próxima aula, trataremos das auditorias realizadas no dia da votação. Até lá!!!