Interações na urna após o teste automático

 

Veja a sequência a seguir e passe o mouse sobre os números para saber os detalhes de cada teste do operador:

 

1 - Nesse teste, o operador deve avaliar a luminosidade da tela. Caso seja insatisfatória, basta introduzir uma chave Phillips no orifício na parte traseira da urna e girá-la para um dos lados, até obter a intensidade luminosa desejada. 2 - Todas as teclas são testadas de forma aleatória, para verificar se estão funcionando corretamente ou se há teclas repetidas. A falha será exibida na tela da urna (ex: esperado 5 e pressionado 6) e o operador deverá pressionar a tecla CORRIGE para repeti-lo. NOVO! A cada falha no teste do teclado será acrescido um tempo de espera de 5 segundos. Se o operador falhar pela 2ª vez será acrescido um tempo de 10 segundos e assim por diante. 3 - É testado o som das teclas. Se estiver muito baixo, a urna deve ser encaminhada para a manutenção para que o som seja regulado. 4 - O Teste do áudio com fone de ouvido verifica o som emitido pela urna para auxiliar o voto dos deficientes visuais. O fone deve ser conectado na saída de áudio, localizada parte traseira da urna. Atenção! O teste do fone deverá ser realizado em todas urnas, pois o mesário pode ativá-lo para eleitores sem ASE de deficiência visual na hora do voto. Antes de digitar o título do eleitor, o mesário deve digitar o código “888888888888”, para ativar o áudio e conecta o fone de ouvido.
6 - O teste verifica o funcionamento do botão ON/OFF/Chave, após desligar e religar a urna. Atenção! Este procedimento deve ser executado rapidamente pelo operador. 7 - Os testes no microterminal (MT) verificam: 
O funcionamento do teclado do mesário (teclado MT), os leds acessos e os leds apagados (Led MT), o som das teclas (Bip MT) e imagem apresentada no LCD do microterminal (LCD MT). 8 - Por último, é realizado o teste de impressora. Nesse teste, o operador deve conferir na tela do terminal do eleitor a imagem e os caracteres do papel impresso. Se a impressão estiver boa (sem borrões), basta teclar [CONFIRMA] para finalizar o teste da impressora. 9 - Após diagnóstico do autoteste finalizado, a urna emite um relatório chamado de “Comprovante de carga” que deve ser assinado e guardado no envelope plástico, abaixo do cartão de identificação da seção. 10 - Após a impressão do comprovante de carga, deve-se aguardar a reinicialização da urna até o aparecimento da tela da pré-zerésima. A partir desse momento, o flash e a MR de votação permanecerão na urna até o dia da eleição. A urna deverá ser lacrada.