Curso I - Módulo I
Noções básicas dos sistemas eleitorais e da urna eletrônica

 

 




A finalidade deste curso é apresentar noções básicas sobre o processo eleitoral e os sistemas que são utilizados pela Zona Eleitoral nas eleições.

Propomos que ao longo de todo o treinamento vocês compartilhem experiências utilizando o fórum de discussão.
Participe!!

Estamos à disposição para esclarecer as dúvidas e orientá-los no que for preciso.

Desejamos a todos um excelente aproveitamento!

 

 

Aula 01. Noções básicas do processo e dos sistemas da eleição

O processo eleitoral acontece em etapas e embora a votação, a totalização e a divulgação dos resultados sejam as mais conhecidas há outras também muito importantes como: o cadastro eleitoral, o registro das candidaturas, a propaganda eleitoral, a prestação de contas, a preparação dos dados que irão para as urnas, a logística e preparação das urnas. Existe ainda a fase de pós-eleições, que compreende, entre outras atividades, a diplomação dos eleitos.

Para que o processo aconteça, o TSE desenvolveu sistemas eleitorais específicos que veremos mais adiante. Antes disso, falaremos um pouco sobre os tipos de eleições oficiais.

 

Tipos de eleições

Há dois tipos de eleições oficiais: as gerais e as municipais.

As eleições gerais ocorrem em âmbito nacional, federal e estadual.

 

Eleição nacional: elege candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente, cuja circunscrição é o país.

Eleições federais: elege senadores e respectivos suplentes, além de deputados federais. Essa eleição tem como circunscrição os Estados e o Distrito Federal.

Eleições estaduais: elege governadores, vice-governadores e deputados estaduais, que, também, tem como circunscrição os Estados e o Distrito Federal.

 

As eleições municipais ocorrem no âmbito do município, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e a circunscrição será o município.

A competência para realizar o registro de candidatos, a propaganda eleitoral, a totalização, a divulgação de resultados e a prestação de contas será:


. do TSE nas eleições nacionais;
. dos TREs nas eleições federais e estaduais e;
. do Juiz Eleitoral, nas eleições municipais.

 

Observe o quadro a seguir:

Eleições oficiais 

Âmbito:

Gerais

Municipais

Nacional

Federal

Estadual

Municipal

Cargos:

Presidente e Vice-Presidente

Senadores e suplentes, Deputados Federais

Governadores e
Vice-Governadores, Deputados Estaduais

Prefeitos e Vice-Prefeitos, Vereadores

Circunscrição:

País

Estado

Município

Competência para:
- Registro de Candidatos;
- Propaganda Eleitoral;
- Totalização;
- Divulgação de Resultados;
- Análise e Julgamento da Prestação de Contas.

TSE

TREs

Juiz Eleitoral (Zona Eleitoral)

 

 

VISÃO GERAL DOS SISTEMAS ELEITORAIS E DO FLUXO DA ELEIÇÃO

Os sistemas eleitorais foram desenvolvidos com o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos da Justiça Eleitoral, garantindo maior segurança e agilidade no fluxo dos dados das eleições.

Como já dito, a eleição ocorre em etapas e dependendo do tipo de eleição (geral ou municipal), a Zona Eleitoral terá participação ou não nos procedimentos de um ou outro sistema.

É importante destacar que as datas para ocorrência de cada etapa são definidas pelo calendário eleitoral.

A seguir veremos o fluxo geral da eleição, quais os sistemas eleitorais envolvidos em cada etapa e quais sistemas são utilizados pelas zonas eleitorais em cada tipo de eleição.


Clique sobre os números no infográfico a seguir e saiba um pouco mais sobre cada etapa do processo eleitoral. Caso não tenha conseguido acessar as informações contidas nos números do infográfico abaixo, clique aqui para visualizá-las em formato .pdf.

 

Infográfico - Zonas eleitorais e Sistema utilizados em cada tipo de eleição quatro três dois um um Cinco Cinco Seis Seis Sete Sete Oito Oito Nove Nove Dez Dez Onze Doze Doze

 

Como você deve ter notado, houve novidades nos sistemas eleitorais para estas eleições. Nas próximas aulas falaremos um pouco mais sobre esses novos sistemas. E no próximo curso detalharemos as funcionalidades de cada um.

 

 




Na próxima aula falaremos sobre o ambiente de operação dos sistemas e veremos alguns conceitos importantes. Até lá!!!